terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Análise estatística da região Norte

Quando o Norte de Portugal é mencionado em debates e na comunicação social, identifico em geral as seguintes correspondências:

1. A área geográfica correspondente ao Grande Porto;
2. A área geográfica correspondete aos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança;
3. A área citada em 2 acrescida dos distritos de Aveiro, Viseu e Guarda, e eventualmente, Coimbra;

A meu ver, dependendo do tema em discussão, qualquer destas definições de "Norte de Portugal" pode ser válida, e por esse motivo é necessário que cada definição seja caracterizada separadamente. Darei os seguintes nomes a cada uma das áreas:
1. Área Metropolitana do Porto (AMP)
2. Região Douro e Minho
3. Norte

Passando ao objectivo deste texto, gostaria de colocar aqui uma apresentação estatística para suporte a futuros textos, em termos de área e população e o seu peso em relação ao resto do país.

Fonte: INE 2007



Ou seja, enquanto se discutir o futuro do Norte, acho que é necessário realçar que nos referimos aos seguintes números:

1. Área Metropolitana do Porto, mais de 1,5 milhões de habitantes, 15% da população portuguesa, 2% do território nacional;
2. Região Douro e Minho (denominação NUTS: Norte), mais de 3,5 milhões de habitantes 35% da população, 23% do território;
3. Norte, perto de 5 milhões de habitantes, 46% da população, 35% do território.

Cumprimentos,
Daniel Rodrigues

Notas:
- Os dados relativos à AMP são o resultado da soma dos dados extraídos do INE 2007 relativamente aos 16 concelhos que a formam.
- Os dados relativos ao Norte incluindo Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, são os dados do INE relativos à definição NUTS - Norte acrescidos das definições NUTS Baixo Vouga, Baixo Mondego, Dão-Lafões e Beira Interior Norte.

1 comentário:

Tânia Silvestre disse...

O vosso projecto é de louvar... a zona Norte precisa de projectos como o vosso para se desenvoler! Sou de Lisboa, e penso que o resto do país não tem as mesmas oportunidades... força!